domingo, 19 de outubro de 2014

JOSÉ LEVA O MENINO JESUS PARA O EGITO




Estávamos comendo pipoca e assistindo um filme sobre o Egito, era um documentário e eu estava achando meio chato.

Mas papai, mamãe e vovó pareciam gostar muito, eu não estava prestando muita atenção, a única coisa boa era a pipoca.
Gosto de histórias e não documentários, deveriam contar tudo através de uma história, garanto que todos prestariam atenção.

Bem, estava quase cochilando, quando me lembrei que vovó havia falado que José havia levado Maria e o menino Jesus para o Egito, para fugir da perseguição de Herodes.
Então, assim que deu o comercial, aproveitei para perguntar:

­­_ Vovó, é este o Egito que José levou o menino Jesus e sua mãe ou tem outro?

_Não Didi, só existe um Egito, é um país e foi pra lá que o menino Jesus foi levado. Mas agora o filme já retornou, já está acabando, espera que explico.

Enquanto isso, eu escondidinha fui pegar a Branquinha, claro que junto com ela vieram a Pixuca e o Chinin, ela, bebezinha,  no meu colo, eles foram se acomodando nos pés da vovó, e o tal documentário acabou.

_Bem, Didi, vamos falar sobre José no Egito.

_Não foi para lá que o povo Israelita se refugiou para fugir de terrível seca a convite de outro José, filho de Jacó, que caira nas graças do faraó e se tornou governador do Egito?


JOSÉ FILHO DE JACÓ
IMAGEM CÁSSIA CRISTTINA
_Sim, Fernando, mas foi lá também que o povo de Israel foi escravizado por muito tempo e libertado por Moisés, e lá no Egito havia muitos israelitas que habitavam em bairros separados dos egípcios, eram  muito unidos e talvez por isso José seguiu para o Egito. Aliás, bem distante, uma caminhada de 400 quilômetros, não existe relatos sobre esta viagem, mas a providência Divina estava com eles e com certeza auxilio não lhes faltou.


_É vovó, o povo de Israel podia morrer de fome e foi para o Egito para se salvar e para salvar o menino Jesus,  seu pai José o levou para o Egito.

_Sim, filhinha, mas escutemos a vovó – esta era a mamãe que não gostava que se interrompesse as histórias.
  INDO PARA O EGITO
IMAGEM CAMINHANDO COM YESHUA

_Sabe-se muito pouco da vida de José pelo Egito, além de que moravam em casa muito pobre no bairro judaico, os judeus unidos como eram  devem tê-los ajudado, a cidade que ficaram ninguém tem certeza, mas sabe-se que passaram por muitas necessidades e que o Pai nunca os desamparou, até o dia que mais uma vez o bom José recebeu a notícia que Herodes havia morrido. Calcula-se que a permanência de Jesus no Egito durou um pouco mais de dois anos.

_Então eles voltaram, não é? – mamãe perguntava.

_Sim, mas não para Belém como queria Maria, mais uma vez José recebeu aviso que deveriam ir direto para a Galileia na cidade de Nazareth, nem passar pelo templo de Jerusalém como pretendia pode, pois estava no poder o filho de Herodes, Arquelau que era tão malvado quanto o pai. Assim, José sempre muito obediente e sempre protegendo a vida de Jesus, chegou a Nazareth onde pode morar com sua família de forma tranquila e finalmente Jesus, que até então havia tido uma infância atribulada e ameaçada, pode finalmente ter uma infância tranquila.


CHEGANDO EM NAZARETH
IMAGEM CAMINHANDO COM YESHUA

_Nossa vovó, José foi muito importante na vida de Jesus e poucos falam dele, não é?

_Sim, Didi, muito bem lembrado, José foi importantíssimo para a vida de Jesus e de Maria, era um homem temente a Deus de um coração enorme, espírito evoluído, que muitas vezes sofreu em silêncio as inquietações que seu filho Jesus, involuntariamente, lhe causava, devido ao fato de ser  Ele o Filho de Deus, temia por Ele, mas manteve-se firme como uma rocha até o final de seus dias. A Igreja Católica o canonizou e as outras religiões muito o respeitam.


_Bem, mas agora é hora de irmos dormir dona Didi, já colocando Branquinha e Pichuca para dormir no lugar certo e o senhor Chinin como sempre vai passear pelos telhados , mas todos no quintal já.

_Nossa, papai, eu sei disto, mamãe me 
ajuda?

_Vamos Didi, pare de enrolar.


Bem, lá me fui, por isto que papai é pai, não consigo enrolar. Mamãe me ajudou com os bichinhos e depois de beijar todo mundo lá fui eu pra minha caminha. Por que os adultos podem continuar acordados? Eu só queria entender.


Didi

Luconi
11-10-2014 

5 comentários:

  1. Recordando cenas Bíblicas.
    Hoje os meninos tem outras histórias e já não ligam para estas.
    Deus continua a ser sempre o mesmo. O Seu Amor pelos homens desculpa certos esquecimentos ou trocas. Mais cedo ou mais tarde todos se acercam D'Ele.
    Sem Deus não temos respostas para nada.

    ResponderExcluir
  2. Que doçura essa história e como ela se desenrolou naquela casa desde o início até a contestada hora de dormir,rs Muito legal! bjs, tudo de bom? E como andam? Boas curtidas! chica

    ResponderExcluir
  3. Como é bom vir aqui e ver suas histórias que ensinam o amor de Deus por nós em seus milagres e prodígios. No blog tem novidades, depois passa lá, bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Luconi! Por aqui sempre um aprendizado. Gostei até do questionamento final sobre a hora de dormir! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  5. Que histórinha linda, Didi
    Eu adorei ler, viu?
    Deixo um beijinho para todos aí.
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir

FAÇAM PARTE DESTA CASINHA DEIXANDO AQUI SEU PARECER,

A DIDI FICA FELIZ POR VER SEUS OUVINTES PARTICIPAREM

BRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...