quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A ESTRELA DE BELÉM

A ESTRELA DE BELÉM.

Estávamos todos ansiosos sentados no tapete da sala, ao redor da vovó. Como ela havia avisado, anteriormente, que iria falar da Estrela de Belém, nós havíamos ido à biblioteca da escola e pesquisamos o assunto, e descobrimos que há muita especulação em volta da Estrela de Belém, vovó sabia que havíamos pesquisado sobre o assunto.
-Muito bem, meninos, hoje não vou contar uma história simplesmente, vou narrar um fato e vocês mesmos irão me ajudar.
_Que bom! Vovó, assim eu gosto mais.
_Eu sei Didi e agradeço a vocês pelo interesse. Mas vamos lá:

Conta-nos o Evangelho segundo São Matheus, que quando Jesus nasceu uma estrela surgiu nos céus anunciando o seu nascimento, seu brilho era intenso, o que simbolizava que Jesus seria a luz do mundo. Esta estrela foi vista por três magos do Oriente que tiveram a premunição de segui-la, tinham a certeza que ela os levaria a Jesus, o enviado de Deus havia nascido e eles queriam adorá-lo.
Para tanto esta estrela os guiou pelo deserto inabitável e jamais os abandonou e eles antes de iniciar a viagem tiveram o cuidado de cada um cuidar de levar um presente ao menino Deus.
Os três Reis Magos eram Belchior, Baltazar e Gaspar, que levaram incenso, ouro e mirra para presentear Jesus, pois cada um deles teria um importante significado para sua vida.

O incenso foi dado para manter o bebê protegido, representando a fé, a oração que chega a Deus através da fumaça.

O ouro foi ofertado para representar a realeza, para trazer-lhe riquezas, providência e proteção divina.

A mirra, um óleo extraído de uma árvore com o mesmo nome, considerado antisséptico, foi dado a Jesus como presente para fazer a limpeza de seu corpo e ao mesmo tempo protegê-lo contra as doenças.
Mas muitos homens tentaram provar que a estrela não era um sinal de Deus. Como é que foi isso, meninos?

_Vovó nós lemos nos livros que os astrólogos da antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos aconteciam em razão do nascimento de um rei, por isto acreditaram que a estrela anunciava o nascimento de Jesus.

_Verdade, João, mas também muitos estudiosos,anos mais tarde, tentaram desacreditar a estrela de Belém, uns falavam que era o cometa  Halley, mas este havia passado doze anos Antes de Cristo. E estudos da astrologia comprovam que nenhum cometa passou pela Judeia naquela época. – falou Isa

_Além do que, alguns estudiosos começaram em falar em até que haveria havido junção de planetas, mas não conseguiram manter suas teses de pé, por vários motivos, mas o principal é que estas junções duram apenas poucas horas e a estrela de Belém brilhou e foi vista a olho nu por semanas, pois guiou os três reis magos que vinham de muito longe- completou Matheus.

_ Então vovó, os religiosos lembram que essa estrela era a realização da profecia do Antigo Testamento: "Uma estrela avança de Jacó, um cetro se levanta de Israel" (Num 24,17). E tem um tal de São Tomás que já havia pensado nisso em sua época e resolveu a questão usando cinco argumentos tirados de São João Crisóstomo:

A estrela seguiu um caminho de norte ao sul, o que não é comum ao geral das estrelas, ela aparecia de noite e de dia, às vezes ela se ocultava, não se movimentava sempre, andava quando era preciso que os magos caminhassem e parava quando eles paravam, a estrela não só permaneceu no alto, mas também desceu para indicar claramente a casa, ou estrebaria, que Jesus estava, se estivesse longe da terra ficaria difícil dos magos identificarem. Não é isso, vovó? - falei

-Sim Didi e pelo jeito vocês até dividiram as falas de cada um, para não se esquecerem de nada, mas tem um complemento, antes que eu sirva o bolo de cenoura.  São Crisóstomo também chegou a três respostas:

A estrela seria o Espírito Santo, que em forma de pomba apareceu sobre Nosso Senhor em Seu batismo, utilizou a forma de estrela para anunciar a vinda do Messias.

O anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Filho de Deus, tomou a forma de estrela para guiar os magos.

Deus criou uma espécie de estrela, não no céu, mas na atmosfera próxima à terra, movendo-a segundo a Sua Vontade, anunciando assim a chegada do Messias.

E São Tomás depois de muito estudar e refletir sobre todas as hipóteses dos estudiosos cientistas e do sábio São Crisóstomo, que a afirmação que Deus criara a estrela, somente para anunciar o nascimento de Seu Filho, era a mais provável.

Sabe, meninos, na antiguidade os milagres aconteciam, as obras de Deus eram visíveis, por que a Fé do homem era mais pura, nos dias de hoje perdem-se em porquês e se distanciam da essência Divina, que é pura e simples como vocês, as crianças.

_É quando crescer não quero ficar complicado como os adultos são. E por falar em não complicar, vovó posso ir buscar o bolo?

_Claro Didi, por hoje, chega, pensem com carinho na estrela de Belém, ela com certeza foi um presente de Deus à humanidade, pena que os adultos cegos complicam tudo e duvidam das bênçãos divinas.

Assim, cheguei com o bolo e ninguém mais falou, a boca estava cheia, até a da vovó.


Didi



Luconi
13-08-2014 



4 comentários:

  1. Bom dia Luconi
    Me senti a própria netinha da vovó ao ler esta história. Minha querida você nos faz adentrar na história e o relato torna-se emocionante e quase palpável. Parabéns pela desenvoltura do texto
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que linda história pra contar aos netinhos! Tu estás bem encaminhada.Guarda bem todas, pois daqui a pouco, eles te cobrarão gestos assim! LINDA! bjs, chioca

    ResponderExcluir
  3. Excelente estória Luconi.
    Na Bíblia há muitos mistérios não explicados e que precisam ser vistos sob uma outra ótica.
    Parabéns mais uma vez.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  4. Ai Luconi,que gostosas as historinhas por aqui! Parabéns mais uma vez pelo lindo blog! bjs,

    ResponderExcluir

FAÇAM PARTE DESTA CASINHA DEIXANDO AQUI SEU PARECER,

A DIDI FICA FELIZ POR VER SEUS OUVINTES PARTICIPAREM

BRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...